sábado, 17 de novembro de 2012

Festa de Nossa Senhora da Conceição Homenageia Centenário de Dom Tiago Ryan

Dom Tiago Ryan, saudades;este ano de 2012, sendo homenageado na festa de Nossa Senhora da Conceição em Santarém/Pará, por seu primeiro centenário.

Bispo emérito de Santarém, Dom Tiago Ryan, estaria completando 100 anos de idade.
Dom Tiago, nasceu  no dia 17 de novembro de 1912,e faleceu aos 89 anos às 11H25, em 12 de julho de 2002 na mesma cidade de Chicago (Estados Unidos).
No final de sua vida, o saudoso Bispo Emérito da Pérola do Tapajós usava bengala e aparelho de audição. Estava aposentado desde 1985( Nomeado bispo prelado em 1958 e eleito primeiro bispo diocesano em 1979, função que exerceu até se aposentar, em 1985), quando passou o cargo para seu sucessor Dom Lino Von Bommel.
No mesmo ano em que foi destaque de uma matéria especial do jornal New York Times, matéria, assinada pelo jornalista norte- americano Larry Rohter, o destaque de que,o bispo é personagem de várias histórias, muitas delas ligadas à sua língua solta.
Houve uma vez, durante a ditadura militar, em que o então presidente do Brasil general Ernesto Geisel, em visita a Santarém, lhe perguntou: ‘Reverendo, como vai seu rebanho?’. ‘O meu rebanho vai bem, e o seu, como vai?’, respondeu o bispo.
O general levou na esportiva, mas outras autoridades militares passaram a olhar o bispo Ryan como uma ameaça.
Outro caso relatado pelo conceituado jornal norte americano Nova York Times,  ocorreu quando um coronel do exército baseado em Santarém o acusou de estar a serviço de uma potência estrangeira e o ameaçou de expulsão, os admiradores do bispo Ryan assinaram uma baixo assinado com mais de 30 mil assinaturas  pedindo sua permanência no país.
Histórico-
James Ryan(seu nome de batismo), nasceu no bairro irlandês de Chicago e chegou á Santarém no mes de junho de 1943, junto com outros franciscanos, Junípero Freitag, Severino, Tadeu Prost.
Demorou um mês para chegar aqui e, sem saber português, no começo, tentou se fazer entender em latim.
Logo conquistou seus paroquianos quando defendeu seu direito de beber cachaça, o que era proibido em Fordlândia, a área na margem do rio Tapajós onde a Ford extraía borracha, na época da guerra, e para onde o religioso foi designado.
Por meio dele foram implantadas as obras sociais da Diocese de Santarém, como a Rádio Rural, pela qual a educação chegou às comunidades mais distantes através do Movimento de Educação de Base (MEB), também criado pelo religioso.
Após seu falecimento,o corpo de Dom Tiago Ryan foi trasladado a Santarém pois o mesmo tinha manifestado desejo de retornar a Santarém; e seus restos mortais repousam na Igreja da Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
    Virgem Santíssima, Mãe do Verbo encarnado e Mãe nossa,rogai por nós agora e sempre.            Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário