sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Festa de Nossa Senhora da Conceição em Santarém Pará

                         FESTA DE NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO


No dia 8 de dezembro é comemorado o dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, uma homenagem  à Maria que, desde sua concepção, no ventre de sua mãe, foi pura e imaculada por nascer sem o pecado original. A fé na Imaculada Conceição  é muito presente em Portugal e no Brasil, sendo que aqui ganhou maior notoriedade pelo nome de Aparecida, pois apareceu das águas do rio Paranaíba do Sul, em São Paulo,  e acabou por se tornar a padroeira do Brasil, mas sob a denominação de Nossa Senhora Aparecida.
            No Brasil é grande a devoção e a quantidade de festas destinadas a Nossa Senhora da Conceição, na maioria das vezes com novenas ou tríduos e procissões.
Em Santarém/PA, o Círio de Nossa Senhora da Conceição é um evento cultural e de turismo religioso da cidade.

Acontece no mês de novembro, quando no calendário da igreja católica apostólica romana se comemora o Dia de Cristo Rei.
Durante o percurso da procissão (Círio) são feitas homenagens por cantores regionais, instituições públicas ou privadas.
Também pode-se perceber centenas de promesseiros com miniaturas de casas, igrejas, imagens entre outros objetos que indicam a graça alcançada.
Usa-se a corda atrelada à berlinda; numa outra forma de pagar a promessas, essas pessoas costumam ficar descalços.
Durantes essa festividades, outras romarias são feitas, como  Caminhada de Fé com Maria saindo da Localidade do Planalto chamada Mojuí dos Campos até a catedral de Nossa Senhora da Conceição, são 37 KM de caminhada; Círio das Crianças; Carreata de anunciação da Chegada do Círio, Romaria do idosos, Vigilia "Doe seu Sono para Nossa Senhora", e procissão de encerramento.
São confeccionadas revistas com artigos de escritores da própria cidade com relatos e artigos históricos e a programação social e religiosa da festa.
O Círio de Nossa Senhora da Conceição é a segunda maior manifestação religiosa do estado do Pará.
História do Cirio
Nem sempre as festas de nossa senhora da conceição começaram como círio. Durante anos as festividades principais da terra contavam somente das novenas, ninguém pensava em círio. Nos primeiros dias da republica surgiram a romaria que chamavam círio da bandeira com a esfinge da santa, alguns standard, povo e banda musical. Esse círio da bandeira saia da capela de são Sebastião e percorriam as principais ruas de Santarém.
O círio nos moldes como é realizado nos nossos dias começou em 1919, a data de inicio da novena ocorria em um domingo, foi ai que surgiu a idéia de iniciar a festa da padroeira nos moldes da festa de Nazaré em Belém.
Nos primeiros círios não havia celebração da santa missa, na chegada da procissão o povo se encontrava na antiga capela de São a Sebastião, de lá saiam em procissão até a Catedral onde se concluía o círio. Já na década de 30 começou a ser celebrada uma missa dentro da catedral após a chegada do círio. Até a década de 40 o círio era realizado no dia 28 de novembro, esse dia era declarado feriado municipal.
Nos primeiros anos não existia corda, a mesma começou a ser utilizada a partir de 1971. Nem sempre o trajeto do círio foi o mesmo feito os anos atuais. De 1981 até 1984, o círio percorreu diversas ruas de Santarém e somente em 1985 começou a percorreu o trajeto feito até hoje. Esse ano a cidade outra vez se embandeira para mais uma festa de nossa senhora da conceição.
Débora Cibele / fonte : Museu arte Sacra

2 comentários:

  1. Nossa Senhora da Conceição, rogai por nós!

    Boas Festas!

    Vera

    ResponderExcluir
  2. oh minha mãe interceda ao senhor Jesus Cristo que esta gravidez dê tudo certo que este quadro na qual o médico falou seja revertido e que meu filho venha com saúde ...vc e minha mãe, e sei que atenderas este meu pedido ,este pedido de uma mãe aflita..mas tenho fé que ira dá tudo certo pela honra e gloria do seu nome minha mãe protetora....

    Amém

    ResponderExcluir