domingo, 14 de fevereiro de 2016

1º DOMINGO QUARESMA - 14 de Fevereiro de 2016.

PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Lucas. (Lc 4,1-13)

— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 1Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão, e, no deserto, ele era guiado pelo Espírito. 2Ali foi tentado pelo diabo durante quarenta dias. Não comeu nada naqueles dias e, depois disso, sentiu fome. 3O diabo disse, então, a Jesus: “Se és Filho de Deus, manda que esta pedra se mude em pão”. 4Jesus respondeu: “A Escritura diz: ‘Não só de pão vive o homem’”

5O diabo levou Jesus para o alto, mostrou-lhe por um instante todos os reinos do mundo 6e lhe disse: “Eu te darei todo este poder e toda a sua glória, porque tudo isto foi entregue a mim e posso dá-lo a quem quiser. 7Portanto, se te prostrares diante de mim em adoração, tudo isso será teu”.

8Jesus respondeu: “A Escritura diz: ‘Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás’”.

9Depois o diabo levou Jesus a Jerusalém, colocou-o sobre a parte mais alta do Templo e lhe disse: “Se és Filho de Deus, atira-te daqui abaixo! 10Porque a Escritura diz: ‘Deus ordenará aos seus anjos a teu respeito, que te guardem com cuidado!’ 11E mais ainda: ‘Eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’”.

12Jesus, porém, respondeu: “A Escritura diz: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’”.

13Terminada toda a tentação, o diabo afastou-se de Jesus, para retornar no tempo oportuno.


— Palavra da Salvação.


— Glória a vós, Senhor.
O Evangelho nos apresenta a passagem das tentações de Jesus no deserto, segundo Lucas (Lc 4,1-13), levando-nos a refletir sobre as tentações encontradas no mundo de hoje. A pedra, a ser mudada em pão, faz pensar na tentação de acumular e consumir bens materiais. A referência aos reinos da terra expressa a tentação do poder e glória deste mundo. O lançar-se do alto do templo para ser socorrido de forma espetacular corresponde a tentação da fama e de coisas grandiosas. Outras tentações, hoje existentes, podem ser recordadas. Contudo, o Evangelho não quer apenas falar e advertir a respeito das tentações. Pretende, acima de tudo, nos transmitir a certeza da vitória de Cristo e daqueles que, unidos a Cristo, lutam para vencer as tentações, alcançando com ele a vitória.
Este é o primeiro domingo da quaresma, tempo de penitência, oração e conversão, a Igreja começa nos lembrando de que para conseguir a purificação, a conversão, precisamos começar  pelo combate às tentações pois é por elas(tentações) que nos perdemos na estrada, e podemos nunca alcançar o caminho certo da casa do Pai, nossa morada eterna.
O que Jesus quer nos mostrar neste Evangelho é que nunca devemos nos considerar imunes ao pecado por comungar diariamente, por  levar uma vida santa, por estar sempre na presença do Altíssimo pois em  pessoas assim é que a(tentação) desprende os seus maiores esforços para conseguir seus intentos.
Você reparou no como  a tentação conhece as escrituras? Reparou que a tentação não se apresentou agressivo como um inimigo? Mas sim como um amigo que queria satisfazer as necessidades básicas de Jesus-homem? É assim que a tentação vai se apresentar a você.

Portanto, para não cair em tentação precisamos desconfiar de nós mesmos e depositar nossa confiança nas forças que nos vem de Deus.
#Quaresma2016 #1ºDOMINGOdaQUARESMA #IgrejaSantarém 

Nenhum comentário:

Postar um comentário