sábado, 12 de maio de 2012

Nossa Senhora da Conceição



Festa de Nossa Senhora da Conceição

O início da homenagem à padroeira se confunde com a própria história de Santarém. O fundador da cidade, o Jesuíta João Felipe Bettendorf, consagrou a então aldeia dos Tapajós à Virgem Imaculada. Há registros de que o primeiro Círio foi realizado em 29 de novembro de 1919. Com o passar dos anos a romaria foi atraindo um maior número de pessoas que não medem sacrifícios para saudar a Virgem da Conceição pelas ruas de Santarém.
Há mais de 70 anos, no final do mês de novembro, as ruas da cidade enchem-se de gente e de fé. O círio, num percurso com mais de 10 Km, percorre as principais ruas e avenidas da cidade, como São Sebastião, Cuiabá e Tapajós. São mais de 3 horas de romaria que reúne católicos de todos os lugarejos e dos demais Municípios do Baixo Amazonas.
No dia 08 de dezembro, o dia da Festa de Nossa Senhora da Conceição, acontece o encerramento das comemorações em homenagem à padroeira da cidade com festa, arraial, culminando em uma tradicional queima de fogos. Acontece ainda, há 3 anos, a Caminhada de Fé com Maria, ou seja, uma romaria de milhares de fiéis saindo de madrugada da Vila de Mojuí dos Campos até a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, onde é celebrada uma missa de recepção aos romeiros.


Durantes essa festividades, outras romarias são feitas, como o círio, Caminhada de Fé com Maria saindo da Localidade do Planalto chama Mojuí dos Campos 37 KM, Círio das Crianças, Carreata de anunciação da Chegada do Círio, Romaria do idosos, Vigilia "Doe seu Sono para Nossa Senhora", e procissão de encerramento.
São confeccionadas revistas com artigos de escritores da própria cidade com relatos e artigos históricos e a programação social e religiosa da festa.
O Círio de Nossa Senhora da Conceição é a segunda maior manifestação religiosa do estado do Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário